DESBRAVANDO MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL DE FORMA LÚDICA
Este volume compõe-se de uma coletânea de atividades reunidas em dois capítulos. Embora possam ser lidos de forma independente, organizam-se seguindo a mesma sequência, abordando, os tecidos vegetais e morfologia interna e externa de raiz, caule, folha, or, fruto e semente.
As atividades propostas podem ser utilizadas em sala de aula por professores do ensino médio, da graduação e até da pós-graduação como forma de veri car os conhecimentos prévios dos discentes e como mais uma forma de avaliar os conhecimentos discutidos em sala de aula. Temos aqui também um excelente material para a realização de cursos e minicursos e, ainda, por que não como um excelente passatempo, sempre procurando fazer da abordagem botânica um momento prazeroso?!
O download do livro pode ser realizado em:
https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/5299
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ: VOLUME 2
Este material é composto por uma seleção de pesquisas desenvolvidas nas ou sobre as unidades de conservação do Piauí. Apesar de ser o segundo volume do livro e termos recebido, no total, 16 propostas de capítulos, ainda entendemos haver muitas lacunas sobre pesquisas nesse campo. Muitas unidades do estado ainda permanecem praticamente desconhecidas pela ciência.
O download também pode ser realizado em:
https://www.ifpi.edu.br/conselhoeditorial/publicacoes
Este Guia traz informações de uma parcela das espécies vegetais encontradas em área de restinga da Ilha das Canárias-MA como uma ferramenta alternativa para visitantes se integrarem com os componentes da biodiversidade local e regional e ainda, como recurso didático para pesquisadores, estudantes e interessados na vegetação de restinga. Trata-se de um trabalho fruto de vários anos de pesquisa e pretende preencher a lacuna existente em um perfil de publicação que concentre informações mais detalhadas sobre o tema, as quais poderão,inclusive, ser usadas como suporte para elaboração de políticas de preservação e restauração florestal.
Este manual contém informações botânicas especializadas de morfologia e anatomia de representantes da flora do semiárido brasileiro mas que são registradas também em outras formações vegetais do país e, algumas, em outros continentes. Em última instância, pretende-se, com este material, disseminar informações acerca destas plantas, bem como despertar valores de conservação da flora e da vegetação como um todo.
Este livro é resultado da experiência de vários anos de trabalho na área de Botânica Criptogâmica e pretende colaborar com o preenchimento de uma carência de material didático e instrucional que aborde estes organismos. Os capítulos estão apresentados de forma clara e objetiva,ricamente ilustrado com esquemas feitos à mão, facilita a compreensão do conhecimento não somente pelo aluno universitário, mas também pelos alunos da Educação Básica – principalmente do Ensino Médio – estimulando, já precocemente, o interesse no estudante em aproximar-se mais destes grupos antecessores (Briófitas e Pteridófitas) às Angiospermas, plantas mais evoluídas encontradas no planeta. Assim, espera-se que este material contribua, em última instância, com a ampliação do conhecimento desta flora, em geral relegada, e com o despertar de valores de conservação da diversidade vegetal como um todo,em diferentes escalas.
AS DESCOBERTAS DE AURORA NO REINO
Aurora, com graciosa leveza, nos convida a enveredar pelo conhecimento das plantas bem como dos fungos, enfatizando a ligação de ambos através dos emaranhados invisíveis das raízes e hifas subterrâneas.
Esta história nos mostra ainda a importância de conhecermos as plantas na sua totalidade, seja na parte subterrânea ou acima dela, nos levando a conhecer, de forma despretensiosa, a importância que as mesmas apresentam no ambiente terrestre. Também, nos proporciona o contato com seus nomes científicos e populares.
Os autores foram bastante sagazes na criação da história. Congratulo-os pela maravilhosa descrição do texto, o qual possui muita leveza, além de estimularem o pensamento, destacando o quanto pode-se aprender ao enveredar por uma narrativa imaginária.
Aos leitores, espera-se que esta história atinja aquela criança imaginária existente em cada um e que não falte a empolgação e a curiosidade para desfrutar das ideias aqui colocadas.
Boa leitura aos interessados pelo belo e investigativo!!!
Maria Helena Alves
CALENDÁRIO ILUSTRADO DE ESPÉCIES DA FLORA DO PIAUÍ
Os docentes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Prof. Dr. Jesus Rodrigues Lemos e Profa. Dra. Ivanilza Moreira de Andrade, em colaboração com Jorge Izaquiel Alves de Siqueira (doutorando em Biologia Vegetal pela UFPE) e Mariana de Sales Silva (bióloga e especialista em Ecologia e Gestão Ambiental), produziram um calendário ilustrado de plantas de ocorrência no Piauí, intitulado “Flora do Piauí: Calendário 2022.” A proposta surgiu com a ideia de despertar a curiosidade das pessoas sobre espécies que ocorrem no Estado e contribuir para a estruturação de valores de conservação. O calendário também pode ser utilizado/adaptado como recurso didático, por seu fácil formato digital e informações científicas para cada espécie (nome científico e família botânica).
Fisiologia vegetal - Manual de aulas práticas para a educação básica
É de extrema relevância que a escola auxilie os estudantes a compreenderem as necessidades e o funcionamento das plantas, bem como as implicações ecológicas envolvidas. Este livro representa, justamente, uma valiosa contribuição ao ensino de Fisiologia Vegetal e, em última instância, pode ser considerado um recurso auxiliar importante para os professores em suas empreitadas visando à mitigação do que vem sendo chamado por diversos autores de "Cegueira Botânica". Os autores desta obra colocam sua experiência a serviço da apresentação de 19 protocolos na área de Fisiologia Vegetal e a sua adaptação ao público do Ensino Médio, utilizando materiais acessíveis e de baixo custo. As descrições são claras e detalhadas, estando acompanhadas de ilustrações que facilitam ainda mais a compreensão por parte do leitor.
Este livro poderá ser adquirido em diferentes veículos: https://digitalizabrasil.com.br/e-books/fisiologia-vegetal
Os professores pesquisadores, autores desta coletânea de textos, apresentam ampla trajetória nas discussões e pesquisa no campo da Botânica e mostram-se preocupados com o ensino desse conteúdo nas escolas do Nordeste do Brasil, importante para a formação humana, para a construção de uma postura crítica diante do meio ambiente e das relações que estabelecemos como parte integrante da natureza.
Esta obra serve como testemunho do compromisso assumido por todos os jovens aqui engajados em aprender, descobrir e comunicar ao país os resultados de sua prática científica, que simultaneamente resulta na sua formação profissional e num avanço do estado do conhecimento botânico nacional.
Esta obra pretende contribuir com a disseminação do conhecimento de espécies vegetais nativas do semiárido brasileiro, como uma alternativa de recurso didático complementar ao processo de ensino e aprendizagem na área ambiental e botânica na Educação básica.
Este livro trata de espécies de macrófitas aquáticas que compõem a região do Delta do Parnaíba, Brasil. Objetivou-se com este guia difundir de maneira simples e direta, uma parcela das espécies de macrófitas aquáticas da região Deltáica, já que a mesma é um polo de conservação de biodiversidade. Tendo em vista o crescente interesse em eco-turismo, incluímos também traduções do texto para o inglês de modo que este livro também seja útil para visitantes de outros países que desejam experimentar a maravilhosa vida selvagem do nosso ecossistema Delta do Parnaíba. Nesta obra, as espécies são relacionadas pelos nomes científicos a que pertencem, com sua família e nome popular. Além disto, é descrita de forma sumária algumas informações sobre as espécies.
Turma do HDELTA é uma obra pensada em apresentar de forma lúdica a importância de uma coleção de plantas desidratadas (herbário).
O PIBID E O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES CRIATIVAS DE APRENDIZAGEM
Este livro aborda algumas das atividades presentes no eixo das ações complementares realizadas no âmbito do PIBID da área de Biologia da equipe da Professora Dra. Maria Helena Alves, do Campus Ministro Reis Velloso, na cidade de Parnaíba, no Estado do Piauí. Trata-se do modus operandis com o qual a equipe desenvolve as Feiras de Ciências da Unidade Escolar Edson da Paz Cunha e da Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães.
Este calendário traz fotografias, feitas in loco, de plantas nativas presentes na parte piauiense do Planalto da Ibiapaba, especificamente em áreas rurais do município de Cocal, norte do Piauí.
O calendário tem a proposta principal de divulgar e disseminar valores de conservação da flora local. Além disso, funciona como um meio de transposição da informação científica às pessoas que estão fora do ambiente acadêmico, as quais, no caso específico da área, conhecem e até fazem uso de muitas destas plantas no seu cotidiano.
Acreditamos que este produto também possa ser uma ferramenta que venha a despertar nas novas gerações - inclusive no ambiente escolar - o interesse e o instinto de proteção da vegetação nativa local, estadual e nordestina e, consequentemente, do país como um todo.
O calendário foi elaborado de forma física (impressa) e digital.
Vamos fazer sorteio de alguns exemplares impressos no Evento!!
Bom proveito e divulgue-o!
CONTEÚDO DE ANGIOSPERMAS EM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE DETALHADA DE LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ADOTADOS PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARNAÍBA, PIAUÍ
REIS, C. B. ; CAVALCANTE, L. M. ; LEMOS, J.R.
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE DUAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS, MUNICÍPIO DE BURITI DOS LOPES, NORTE DO PIAUÍ, NORDESTE DO BRASIL
ALVES, M. H. ; ARAUJO, M. P. ; LEMOS, J. R.
CONHECIMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS E RELAÇÃO COM O AMBIENTE POR ALUNOS DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ, CEARÁ
LEMOS, J. R.; OLIVEIRA, I. P. DE ; ARAÚJO, M. P. ; MEIRELES, V. DE J. S.
BOTÂNICA: DIFICULDADES DE APRENDIZADO DOS ALUNOS DE 7° ANO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTA QUITÉRIA, MARANHÃO
COSTA, R. M. V. ; COSTA, L. D. A. ; LEMOS, J. R.
HERBÁRIO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DIFERENCIADA PARA A APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA, PIAUÍ
NUNES, M. J. M. ; OLIVEIRA, T. F. ; SOUZA, R. T. B. ; LEMOS, J.R.
"HERBÁRIO ESCOLAR" COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SOBRE PLANTAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PARNAÍBA, PIAUÍ
BRAZ, N. C. S. ; LEMOS, J. R.
IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM DIDÁTICO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA, NORTE DO PIAUÍ. REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA
SOUZA, R. T. B. ; BARROS, T. J. C. ; NUNES, M. J. M. ; LINS, R. P. M. ; LEMOS, J. R.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM DE MORFOLOGIA VEGETAL ATRAVÉS DA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA, PIAUÍ
SANTOS, N. M. S. ; MENEZES, D. A. ; LEMOS, J.R.
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PARNAÍBA – PIAUÍ
ARAUJO, E. S. ; SILVA, M. S. S. ; CARVALHO, Y. S. ; ANDRADE, I. M.
AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Silva, A. P. M. ; Silva, M. F. S. ; Rocha, F. M. R. da ; ANDRADE, IVANILZA MOREIRA
METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR THE USE OF SHORT STORIES REGARDING THE BIOCULTURAL MEMORY AS A PEDAGOGICAL TOOL
DE SIQUEIRA, Jorge Izaquiel Alves; MEDEIROS, Maria Franco Trindade; DE SENNA-VALLE, Luci
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: APRENDIZAGEM PELA ETNOBIOLOGIA NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA - EFA IBIAPABA, TIANGUÁ - CE
Rocha, F. M. R.
FORMAÇÃO DE BANCO DE SEMENTES (GERMOPLASMA) COM PLANTAS NATIVAS DA REGIÃO NORTE DO PIAUÍ
GELREDTM IN DNA STAINING IN JATROPHA CURCAS L. (EUPHORBIACEAE)
OLIVEIRA, W. G. ; Paulo Sarmanho da Costa Lima ; PERINOTTO, C. M. ; CAMPOS, F. L. GelRedTM in DNA staining in Jatropha curcas L. (Euphorbiaceae). Espacios (Caracas), v. 37, p. 19-25, 2016.
FOLIAR MORPHOMETRIC STUDY OF JATROPHA CURCAS L. (EUPHORBIACEAE)
OLIVEIRA, R. R. ; CAMPOS, F. L. ; ANDRADE, I. M.
GEL CTAB VERSUS SILICA EM GEL. PESQUISAS NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE
NASCIMENTO, V. S. ; CAMPOS, F. L.
COMPARAÇÃO DE PROTOCOLOS DE EXTRAÇÃO DE DNA EM FEIJÃO-FAVA (PHASEOLUS LUNATUS L.)
LOPES, J. R. S. ; PINHEIRO, Y. V. F. ; MAGALHAES, A. G. ; CAMPOS, F. L.